top of page

ENSINO 

| Teaching |

Curso virtual | A fome no Brasil: do surgimento da abordagem nutricional aos impactos da pandemia de Covid-19

A proposta do curso é apresentar diferentes perspectivas do tratamento da questão da fome no Brasil desde o final do século XIX até os dias de hoje. Tomamos como ponto de partida a interpretação do surgimento da nova noção de fome durante o fim do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisaremos as políticas de combate à fome a partir da trajetória social do Programa Fome Zero. Por fim, examinaremos a situação aliment 1) Examinar como os estudos da nutrição, que surgiram no século XIX e se intensificaram no século XX, permitiram uma nova abordagem para a questão da fome. Para tal, vamos analisar dois textos de Josué de Castro que foi protagonista nesse novo entendimento do fenômeno no Brasil; 2) Fazer uma breve análise das políticas de combate à fome a partir da trajetória social do Programa Fome Zero, dando especial atenção para a definição de fome instituída nesse projeto e os sujeitos de direito criados nesse processo; 3) Analisar diferentes definições, medidas e interpretações da fome desde meados do século XX para compreender a situação alimentar dos brasileiros antes, durante e depois da pandemia; 4) Indicar aqueles que parecem ser os principais impactos que a pandemia (ou o período de quarentena) está produzindo na alimentação das pessoas (componentes psicológica, qualitativa, quantitativa e social); 5) Debater ações que estão sendo tomadas nesse momento para enfrentar a fome durante a pandemia: Estado, filantropia e organizações de trabalhadores.

  • YouTube

Aula 1  |  Aula 2  |  Aula 3  |  Aula 4 Aula 5

Disciplina regular - Unicamp | Tópicos especiais em Humanidades I - Ciência, tecnologia e Sociedade

A presente disciplina tem como objetivo se tornar não somente um importante espaço de interlocução das ciências humanas e das engenharias, mas principalmente, permitir um arcabouço ampliador de discussão na interface entre essas áreas. Da perspectiva das ciências humanas, as engenharias não podem ser vistas como uma ciência afastada da produção do conhecimento e da construção social de nossos modos de vida, porém, muitas vezes, o diálogo entre essas áreas é pouco explorado ou ainda menosprezado. Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento tecnológico está totalmente associado e inserido em uma sociedade com um contexto e uma história específica, pretende-se nesta disciplina questionar o papel político da produção técnica e de conhecimento que advém dos cursos de engenharia.

Disciplina regular - Unicamp | Tópicos especiais em Antropologia XIX - Antropologia e Etnografia das materialidades

 A presente disciplina tem como objetivo uma abordagem antropológica de como as ‘coisas’ são pensadas e tratadas em relação às pessoas, os conceitos, as materialidades e os símbolos. Para isso, abordaremos como os primeiros autores das ciências sociais pensavam as questões relativas às materialidades das coisas, questão que se tornou marginal por um tempo, até voltar ao foco das pesquisas com o chamado “material turn”, para chegar enfim a abordagem contemporânea na chamada virada ontológica. Mais que uma revisão bibliográfica acerca da temática dos objetos e das materialidades na antropologia, pretendemos incentivar os alunos a pensar através das coisas, proporcionando assim, um espaço para que ao emergirem no campo tragam á tona os termos de suas próprias análises. Para isso, cada aula terá a proposta de unir textos de caráter mais teórico acompanhado de um texto etnográfico para que possamos abordar os seus usos, limites e potências na pesquisa de campo antropológica.

bottom of page